A multinacional Siemens denunciou o caso às autoridades brasileiras, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, para escapar de uma punição maior. A Bancada do PT na Assembleia Legislativa já havia denunciado as irregularidades em 2008
A denúncia foi feita às autoridades antitruste brasileiras, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para escapar de uma punição maior - o caso foi revelado na edição deste domingo (14/7) pelo jornal Folha de S. Paulo.
Além da Siemens, o esquema envolveria ainda outras multinacionais, como a Alstom (já investigada na Europa por corrupção na América Latina), a canadense Bombardier, a espanhola CAF e a japonesa Mitsui.
De acordo com as denúncias, o cartel dos fabricantes de equipamentos atuou em seis licitações e o prejuízo total para o governo do Estado ainda não foi totalmente estimado. Segundo a investigação do Cade, o conluio envolveria ainda as empresas TTrans, Tejofran, MGE, TCBR Tecnologia, Temoinsa, Iesa e Serveng-Civilsan. Destas, a Tejofran é fortemente ligada ao PSDB e cresceu exponencialmente nos governos de Mário Covas.
Leia mais: http://www1.folha.uol.com.br/
Nenhum comentário :
Postar um comentário