Nota de repúdio e solidariedade. – Anonymous Brasil
Antes de mais nada, queremos deixar claro que Anonymous Brasil não compartilha necessariamente das mesmas visões políticas da FAG.NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE
No último dia 20/06 a sede da Federação Anarquista Gaúcha – FAG localizada em Porto Alegre foi invadida e saqueada por 5 homens encapuzados que disseram no momento que eram da Polícia Federal e que tinham informações (porém sem nenhum mandado de busca e apreensão expedido pelo poder judiciário) que ali continham ‘armas’ que seriam usadas nos prováveis atos de ‘vandalismo’ que ocorrerá logo mais em mais um grande protesto que parara a capital gaúcha. Todavia, tais policiais que acabaram sendo identificados com policiais que pertencem á Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
Tal fato mostra como o Estado, composto por alguns que ainda pensam que controlam as massas, age quando se sente ameaçado pela pressão popular que tomou conta do país nas últimas semana. Sendo assim, buscam de primeira hora, um ‘bode expiatório’ para querer abafar os gritos de mudança que estão nas ruas e desvirtuar a imagem do movimento popular para os ato que poucos comentem. E quem melhor (no pensamento midiático) para tal papel que os anarquista?
Pois saibam amigos, que anarquia não tem em nada a ver com o que se repete insistentemente nas mídias detentoras de grande parte dos canais informativos.
Outros fatos tornaram-se bizarros para em um país que insiste em se auto-proclamar como uma das ‘maiores democracias do planeta’. Temos o exemplo, o fato de que ao chegar na delegacia para recolher os materiais do Ateneu Libertário (sede da FAG), os membros de tal Federação se depararam com a resposta de que não seria possível a devolução por se tratar de materiais com cunhos ‘subversivo’ (resquício de regimes ditatoriais, onde o cidadão é obrigado a ler e concordar com os ditames governamentais).
Sendo assim, repudiamos a atitude indevida e altamente autoritária da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e nos solidarizamos com os membros da Federação Anarquista Gaúcha.
Liberdade de Expressão e a Democracia.
A "liberdade para transmitir informações e ideias por quaisquer meios independentemente de fronteiras" (artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948).A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo ideias e opiniões diferentes e até contrárias.
Segundo os teóricos da democracia, um debate livre e aberto resulta geralmente que seja considerada a melhor opção e tem mais probabilidades de evitar erros graves.
A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a ideias, dados e opiniões não sujeitos a censura.
A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado Democrático. Quando a liberdade de expressão começa a ser cerceada em determinado Estado, a tendência é que este se torne autoritário. A liberdade de expressão serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder. O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa a supressão do Estado democrático. A divergência de ideias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada.
Fonte: Anonymous Brasil
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário :
Postar um comentário